sonado Promotor
Número de Mensagens : 39 Idade : 36 Localização : Lages - Santa Catarina Emprego/lazer : Agente do IBGE / Kendoka / Cursando de História / Membro de Oficinas de Teatro Humor : Instavel Frase : A realidade é tão relativa quanto suas crenças puderem direcionar ou o quanto elas limitarem a ver. Warning : Exp. : Aparência : Você acreditaria se eu lhe disser? Data de inscrição : 14/06/2011
Ficha do personagem XP: (0/0) Nome do Personagem: World of Darkness: Raça do Personagem
| Assunto: Risco de Generelazicações Qui Fev 02, 2012 8:57 am | |
| Recentemente estava eu escrevendo sobre sexismo relacionado com a forma como os anciões de sexo masculino poderiam tratar os neófitos de sexo feminino, isso como um dos complementos (equivocado) de meu artigo sobre Harpias. Por sorte os diálogos com o pessoal do parceiro Book of Mirrors me fez rever minhas analises.
Porque eu escrevia sobre isso? Bem, eu levava em conta contextualizações literais da formação da psique do individuo e as reminiscencias que isso teria em uma mente ao longo dos séculos, levando em conta que esse individuo nasceu em períodos anteriores ao surgimento do movimento feminista, em uma sociedade europeia dominada pela Santa Sé. Obviamente isso estava generalista demais e equivocado, afinal, Vampiro não segue a história literal mas sim uma reinterpretação dela, alem de ignorar uma grande quantidade de locais na própria Europa onde a mulher desempenhava papeis importantes perante a sociedade. Contudo isso me abriu algumas novas indagações, e por isso já estou aqui.
Muitos jogadores, ao lidar com a idade média (e admito já ter sido um desses) tenta ser literal ao levar isso as mesas de RPG, muitos deles por serem aficionados por história, outros por mera chatice (e admito já ter sido ambos). Contudo a história enquanto ciência tornaria impossível a construção de uma campanha envolvendo o sobrenatural se fosse levada a risca; isso eu sei, pois é minha área acadêmica.
Isso não significa dizer que não devemos pesquisar história para criar nossas campanhas, dando foco total e apenas para a criação e imaginação como propõem os defensores do RPG enquanto atividade de entretenimento. O RPG é uma atividade de lúdico criativo, então apenas a criatividade não basta, é sim preciso estudo.
A própria história enquanto ciência dá varais brechas para se aproveitar, não literalmente, mas com a interpretação e reinterpretação. Vale lembrar que Word of Darkness é uma reinterpretação de nosso mundo visto por um prisma enegrecido, sendo portanto, levemente diferente da realidade nua e crua.
Qual a lição que tiramos disso? Não a generalizações! | |
|
Dante Admin
Número de Mensagens : 94 Idade : 32 Localização : Anywhere, whatever.... Frase : I know hat preide's before the fall
How can I fall if there's none left at all Warning : Exp. : Aparência : Data de inscrição : 20/02/2011
Ficha do personagem XP: (0/0) Nome do Personagem: Dante World of Darkness: Kindred - Caitiff
| Assunto: Re: Risco de Generelazicações Qui Fev 02, 2012 2:43 pm | |
| De fato, mas certas regras podem levar a um outro patamar, claro variando de pessoa para pessoa, eu ainda me ligo com "os fatos reais" passados, alguns jogadores levam isso muito em consideração e qualquer variação (depende muito de quem a faça é claro) pode se tornar motivo de desmotivação ou desinteresse.
Mas o assunto levantado é bom e bastante questionável. ^^ | |
|
sonado Promotor
Número de Mensagens : 39 Idade : 36 Localização : Lages - Santa Catarina Emprego/lazer : Agente do IBGE / Kendoka / Cursando de História / Membro de Oficinas de Teatro Humor : Instavel Frase : A realidade é tão relativa quanto suas crenças puderem direcionar ou o quanto elas limitarem a ver. Warning : Exp. : Aparência : Você acreditaria se eu lhe disser? Data de inscrição : 14/06/2011
Ficha do personagem XP: (0/0) Nome do Personagem: World of Darkness: Raça do Personagem
| Assunto: Re: Risco de Generelazicações Qui Fev 02, 2012 5:09 pm | |
| Sim, e como diria a Allana Dilene, "é preciso tomar cuidado para não violar a zona de conforto do outro!" | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Risco de Generelazicações | |
| |
|